Consultas & Serviços

OPTOMETRIA

Optometria é uma ciência da área da saúde com base na física, que é especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual. Esta deteta, analisa e compensa problemas visuais com natureza refrativa, binocular ou funcional.

O optometrista é um especialista dos cuidados da saúde primários visuais, que pratica Optometria e que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em diagnosticar e compensar, através de meios óticos, alterações visuais de origem não patológica e patológica, melhorando o desempenho visual dos pacientes. Fornece cuidados extensivos em visão e sistema visual, que inclui refração e prescrição, deteção/diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares e a reabilitação/tratamento de condições do sistema visual.

Profissão que existe no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países.

CONTACTOLOGIA

A contactologia é uma especialidade da Optometria que tem por objetivo a adaptação de lentes de contacto (LC) mais adequadas em função dos resultados do exame optométrico. Esta especificidade exige que o optometrista que pretende adaptar LC possua uma formação específica.

A prática da contactologia consiste em adaptar uma lente de contacto, tornando-a, confortável e capaz de proporcionar uma adequada compensação ótica, durante o tempo necessário, sem prejudicar a saúde ocular a curto, médio e longo prazo. É tarefa do Optometrista especializado em LC determinar qual a lente apropriada para cada paciente em função das condições que apresenta, sintomas, sinais oculares e resultados do exame refrativo, devidamente anotado na ficha clínica. 

Corretamente desenhada e adaptada, uma LC compensa e, por vezes, reduz ametropias, irregularidades corneais e determinadas disfunções binoculares. As LC são também amplamente utilizadas como ajudas terapêuticas em diversas patologias do segmento anterior do olho e mesmo em anomalias de tipo funcional, tais como a ambliopia ou as dificuldades para a visão cromática. Atualmente, tem vindo a confirmar-se a hipótese de que determinados tipos de LC podem ter um papel fundamental na diminuição da progressão da miopia em crianças.

EXAMES COMPLEMENTARES

  • Biomicroscopia
    É um exame integrante do exame de Optometria que permite a observação das estruturas do segmento anterior (íris, aquoso, cristalino e suas cápsulas) e parte do segmento posterior (vítreo anterior e retina) através de lentes apropriadas, com excelente aumento e iluminação adequada.
  • Queratometria
    Queratometria é um exame fundamental para a escolha e adaptação de lentes de contato, pois é a partir dele que se tem o conhecimento prévio da curvatura da córnea, e consequentemente, da curvatura ideal da lente de contato.
  • Tonometria
    A tonometria é um exame realizado aos olhos, com o objetivo de medir a pressão dentro do olho (intra-ocular), com o auxílio de um tonómetro. Que pode ser de sopro ou de aplanação.
  • Rastreios visuais (Escolas, Empresas, Instituições, etc.)
    Avaliação rápida do estado visual dos pacientes, indicando-lhes, no momento, se necessitam, ou não, de outros exames complementares de optometria ou mesmo oftalmologia.
    Dispomos de viatura própria de rastreio.

OFICINA

O Técnico de Ótica Ocular é o profissional qualificado, para montar, adaptar e proceder à venda dos artigos destinados a compensar problemas visuais, nomeadamente montagem de óculos, isto é, prepara de acordo com prescrição, lentes para óculos e coloca-as na armação adequada às características óticas, geométricas e aos fatores morfológicos do cliente.

Este profissional está também apto a desenvolver atividades de natureza comercial e de organização e gestão da ótica.

HORÁRIOS

Segunda a Sexta das 9:00h às 13:00h e das 15:00h às 19:00h
Sábado das 9:00h às 13:00h
Domingo – Encerrado